Equipe de equitação pré-convocada para os jogos Pan Americanos treina em Ribeirão Preto

22/07/2015





Na última semana de fevereiro, Ribeirão Preto recebeu a equipe da Seleção Brasileira de CCE – Concurso Completo de Equitação, e o técnico Mark Todd. Além de utilizarem o Centro Hípico Guega para os treinamentos, os atletas contaram também com a estrutura da clínica de fisioterapia esportiva Physio Athletic.

Entre os cavaleiros que passaram pela clínica, Serguei Fofanoff, o Guega, falou sobre suas expectativas para os jogos Pan-Americanos 2015 que acontece em Toronto (Canadá) e sobre como tem se preparado para participar da competição: “Estou muito confiante. Treino com cavalo seis vezes por semana e duas vezes na clínica Physio Athletic, onde faço um trabalho completo: corro, faço fortalecimento nos equipamentos de musculação e concluo com pilates”, conta Guega.

O cavaleiro ressalta que a prática de Pilates foi uma indicação do treinador da seleção. “Ele aconselhou que, até pela questão da idade, o pilates iria melhorar muito meu rendimento com o cavalo e eu realmente tenho percebido a diferença. Sinto mais segurança, pois não sinto mais dores provocadas por lesões.” destacou o atleta.

O treinador Mark Todd também concorda que o desempenho de guega melhorou depois que iniciou o pilates: “Na equitação, a prática do pilates é muito importante pois fortalece os músculos abdominais, aumenta a consciência corporal e melhora a postura. No caso do Guega, foi indicado para melhorar a flexibilidade e para prevenir lesões. Já é perceptível os resultados alcançados por ele com os 8 meses de atividade”, destacou o técnico.

Para o fisioterapeuta e diretor da Physio Athletic Pericles Machado, a prática contínua de pilates traz benefícios infinitos para o atleta. “Ele aprende coordenar a respiração, concentração, a precisão, o alinhamento, o controle de centro, a coordenação ou fluência do movimento, e ainda, o ritmo. Esses elementos contribuem para o desenvolvimento muscular equilibrado e o movimento do corpo como um todo, fundamentais para um esportista, explica.

Quatorze cavaleiros estão pré-convocados para o Pan, dentre os quais, quatro serão selecionados. “Sempre que nos reunimos com o técnico ele diz que o que vai formar a equipe é o rendimento de cada conjunto, ou seja cavalo e cavaleiro. Quem tiver boa performance estará na equipe. Minha expectativa é estar entre os melhores. No ano passado fomos campeões sul americanos por equipe, eu fui bronze individual e vice-campeão brasileiro e a intenção é manter o mesmo rendimento este ano, estar sempre entre os primeiros e assim me destacar para ser convocado para o Pan” finaliza Guega.

A Physio Athletic está localizada à Praça Boa Ventura Ferreira da Rosa, nº 354, no Jardim Sumaré, em Ribeirão Preto. Mais informações através do telefone 16.3234.8373 ou no sitewww.physioathletic.com.br