Fisioterapia proporciona benefícios na terceira idade

22/07/2015

O envelhecimento traz em sua bagagem experiências inestimáveis e conquistas que vão além das emocionais e financeiras. Em contra partida traz consequências prejudiciais, como diminuição da força, perda de equilíbrio, déficit cardio vascular, hormonal, dentre outras enfermidades. Nesse cenário surge a fisioterapia, para minimizar esses sintomas e proporcionar mais qualidade de vida na terceira idade.

Utilizar recursos fisioterapêuticos é importante em qualquer fase da vida, porém com os idosos é fundamental, não só como tratamento, mas também como ação preventiva. Acompanhamento individual é uma prática comum na Clínica Physio Athletic, que desenvolve programas exclusivos para idosos. “Fazer exercícios específicos e criteriosamente programados atua retardando as tendências às perdas que ocorrem nessa fase da vida”, explica Pericles Machado, fisioterapeuta e diretor da clínica.

O idoso está bastante sujeito a quedas, e com isso, propenso a obter fraturas, em especial no fêmur. A fisioterapia atua preventivamente através de exercícios adequados na melhora da qualidade óssea, prevenindo osteoporose, outra enfermidade comum no idoso e na retomada da força, coordenação e equilíbrio, promovendo uma melhora no controle motor o que evita quedas.

Pericles consegue identificar nas primeiras avaliações o tipo de tratamento adequado e possíveis lesões, traçando um plano para o paciente que busca basicamente mais saúde. “É possível ter e fazer muito mais na melhor idade, basta as pessoas se dispuserem”, defende o profissional. 

A Physio Athletic está localizada à Praça Boa Ventura Ferreira da Rosa, nº 354, no Jardim Sumaré, em Ribeirão Preto. Mais informações através do telefone 16.3234.8373 ou no site www.physioathletic.com.br