Utilizar o calçado correto e respeitar os limites do corpo podem evitar lesões durante o carnaval

28/01/2016

O carnaval está chegando e se está nos seus planos curtir a festa com muito samba no pé, é importante tomar alguns cuidados para evitar possíveis lesões, principalmente nos pés e tornozelos. A dica é válida principalmente para quem vai dançar em salões, atrás do trio, em blocos de rua ou na avenida.

Pular o carnaval é uma atividade física com alto gasto calórico e energético e por isso a pessoa que não pratica exercícios regularmente, pode se expor a riscos cardiovasculares se não estiver devidamente adaptada a este esforço. Exagerar no samba sem tomar os devidos cuidados, além de causar desgaste físico pode provocar lesões, em especial na região de tornozelos (entorses auriculares e tendinites), joelhos (tendinites) e coluna lombar (tensões musculares) muito por conta do longo tempo em pé, e pelo risco de pisar no pé de alguém ou em algum desnível do solo.

O fisioterapeuta Pericles Machado, responsável técnico da clínica Physio Athletic, explica que é importante usar calçados confortáveis e sem salto como por exemplo o tênis, de preferência com sistema de amortecimento. O salto alto aumenta o risco de lesões nos pés e tornozelos, além de provocar dores e tensões na região dos pés.

Mas, e se no meio da folia acontecer alguma lesão, o que devemos fazer? “No caso de uma virada de pé, que chamamos de entorse articular, habitualmente há reações inflamatória agudas locais. Assim sendo, o gelo por ser um excelente anti-inflamatório natural passa ser o recurso indicado seguido de repouso da articulação” explica Pericles.

A perda de sais minerais pelo suor é grande neste período, por isso é muito importante aumentar a ingestão de líquidos de preferência água, isotônicos e sucos. A falta de água no organismo pode causar câimbras, perda de coordenação e redução da performance. O líquido ajuda a manter o equilíbrio dos ácidos, regula a pressão sanguínea e controla a temperatura do corpo.

Respeitar as horas de sono e tempo necessário para o seu descanso também é importante para não abusar dos limites do corpo e evitar o desgaste físico. A falta de descanso pode causar dores no corpo, cansaço e sonolência durante o dia, irritabilidade e alterações repentinas de humor. Por se tratar de uma atividade de caráter continuo e moderado o aquecimento ou alongamento não se fazem necessários, no entanto pode ser feito para relaxamento após a folia.

“A melhor dica para curtir a folia com segurança é respeitar os limites do corpo e se divertir com responsabilidade, sempre priorizando a saúde e o bem-estar. O importante é ter a consciência sobre o próprio condicionamento físico para que não ocorram abusos e, consequentemente, dores ou lesões mais sérias”, finaliza Pericles.

A Physio Athletic está localizada à Praça Boa Ventura Ferreira da Rosa, nº 354, no Jardim Sumaré, em Ribeirão Preto. Mais informações através do telefone 16.3234.8373 ou no site www.physioathletic.com.br