Acupuntura pode ser uma aliada no emagrecimento

14/04/2016

A acupuntura é uma técnica milenar chinesa, onde o corpo é estimulado em pontos específicos com a finalidade de estabelecer o equilíbrio energético proporcionando qualidade de vida. Essa prática considera a existência de meridianos pelo corpo, que seriam “canais energéticos” correspondentes a vários órgãos. Para os orientais, as doenças são desencadeadas por um desequilíbrio energético e a acupuntura vem para desbloquear o fluxo de energia e manter o organismo funcionando em harmonia. Esse estímulo pode acontecer com a aplicação não só de agulhas mas também outros mecanismos como laser, eletroestimulador, sementes, cristais, magnetos e outros mecanismos em pontos definidos.

A técnica é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina há 20 anos e indicada para várias patologias como dores lombares, ciático, renite alérgica, dores no joelho, torções, dores de cabeça, estresse, ansiedade, hipertensão, gastrite, depressão e outros desequilíbrios da saúde.

E para as pessoas que vivem lutando contra a balança, a acupuntura também é indicada para a perda de peso. “A técnica da acupuntura por si só não fará o paciente emagrecer, o que ela faz é controlar através de pontos específicos a ansiedade, a fome, a compulsão pela comida, acelera o metabolismo, regula o funcionamento do intestino, mas isso tudo sempre associado a uma alimentação saudável e exercícios físicos potencializando os resultados” explica a acupunturista da Clínica Physio Athletic Marina Evangelisti.

O tratamento é feito a partir do estimulo de pontos auriculares (nas orelhas) com agulhas ou outros mecanismos. Nos lóbulos da orelha existem pontos específicos que ajudam no controle do apetite. Alguns pontos que normalmente são trabalhados nos pacientes para o emagrecimento são os que fazem a chamada “neuromodulação”, ou seja, eles têm um reflexo através do sistema nervoso, o que faz com que liberem sustâncias que trazem satisfação, tranquilidade e prazer, e é isso o que a pessoa que come compulsivamente busca, pois o alimento traz essas sensações.

A Organização Mundial da Saúde considera a técnica da Acupuntura um método de tratamento complementar, ou seja, deve seguir uma mudança de hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos. O tratamento deve ser combinado com aconselhamentos e orientações de uma nutrição balanceada, farta em cereais, verduras e legumes, além de exercícios físicos regulares. O paciente deve mudar o padrão de vida e certos hábitos alimentares.

“A acupuntura atua onde medicamento nenhum consegue chegar. A obesidade é tratada como um distúrbio, ou seja, um conjunto de sintomas que devem ser verificados pela medicina chinesa, visando não só a perda de peso, mas também a melhora da qualidade de vida”, explica Marina.

Não é possível dizer quantos quilos um paciente pode perder, mas com a acupuntura se permite estabilizar o corpo e permitir que a perda de peso seja acelerada devido esses pontos já mencionados, mas devemos deixar claro que o comprometimento do paciente é importante para obtenção dos resultados. Os resultados costumam aparecer depois de quatro sessões. Cada sessão dura aproximadamente de 10 a 30 minutos.